noviembre

Memória

memória. F. Capacidade por meio da qual se retém e recorda o passado. Tal como no ser humano, a memória é uma capacidade intrínseca ao vinhedo e ao vinho.

septiembre

O madeira pode ser, tanto aliado, como inimigo da frescura: aliado porque pode diretamente proporcionar ou simplesmente expressar e proteger, e inimigo porque pode inibir a sua expressão ou mascará-lo totalmente. O tipo de carvalho, o seu formato, trasfegas, enchimentos de pipas, as torragens e os momentos em que é utilizado determinarão a sua participação na frescura do vinho.

agosto 2

Neste mês de agosto de 2021 foi publicado o último relatório do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática, onde se põe a manifesto que as emissões de gases com efeito de estufa, derivadas das atividades humanas, são responsáveis por um aquecimento do planeta em 1,1° C desde o período pré-industrial (1850-1900) até ao momento

frescor bodega

Após a análise e as correspondentes ações realizadas na vinha obter a frescura nos vinhos, entramos na expressão da frescura na adega. Em cada uma das etapas da produção, a medição é essencial para otimizar a estratégia a seguir, uma vez que muitos são os fatores que influenciam a frescura do vinho.

equilibrio

Quando trabalhamos uma vinha não estamos realmente a cultivar uvas, mas sim a cultivar vinho. O objetivo não é produzir uma boa uva, nem muita uva, nem muito sã, mas sim aquela uva com as características especificas e na quantidade determinada que necessitamos para elaborar o vinho que queremos e não outro. Quanto mais se assemelha a uva ao vinho objetivo mais rentável será a adega tanto desse o ponto de vista financeiro como organolético.

racimo copa

A moda dos vinhos frescos deixou de ser moda para se tornar uma tendência, cada vez mais os consumidores procuram elegância, persistência e frescura acima de tudo.