Potencial enológico de parcela

A dinâmica da carga de açúcar nos bagos (duração, velocidade e GAP até à paragem) permite definir o potencial da parcela, ou seja, que janelas organolépticas pode alcançar a uva e com que intensidade.

  • Alto: pode elaborar o perfil que quiser, com boa concentração e sem passar pela fase neutra.
  • Médio: poderá elaborar o perfil que quiser, prestando atenção a não vindimar na fase neutra.
  • Baixo: no máximo de fruta fresca com pouca concentração, e se houver stress hídrico, contente-se em deixá-la sobreamadurecer para ter doçura.
  • Maturação lenta: ficam em vegetal diluído e se houver stress hídrico forte, nem isso, só fruta cozida e secura.

Esta informação é uma grande ajuda na hora de definir os itinerários de elaboração e tomada de decisões na vinificação.

A monitorização da carga ativa de açúcar no bago permite-lhe distinguir se a uva está a ser submetida a um processo de maturação eficaz ou se se bloqueia e está simplesmente a concentrar-se devido à desidratação. Além disso, também podemos datar as diferentes fases que correspondem a diferentes perfis aromáticos. Desta forma, podemos encontrar a correspondência perfeita entre o perfil da uva e o perfil do vinho.

Outros temas relacionados

Data de vindima

Tem uma dinâmica caraterística de cada casta, com janelas aromáticas fixas a partir do momento da paragem da carga, que é condicionada pela zona e pela meteorologia durante o ano.

Mais informações

Formação Maturação

O onde e o quando da fruta do vinho. O sucesso está nas adegas que gerem o processo de controlo da maturação através da medição de parâmetros objetivos.

Mais informações