ALTERNATIVOS_ROBLE_PT

Alargar as possibilidades do carvalho

Nos últimos anos, a realidade das aparas e das aduelas sofreu uma transformação surpreendente, passando de alternativas a ferramentas enológicas de precisão. Esta mudança tem assistido a uma utilização crescente do carvalho, não só pela sua tradição, mas também por trazer novas dimensões à vinificação.

Estratégia inteligente, resultado excelente

Estratégia inteligente, resultado excelente

É inevitável que as incertezas nos persigam, quando falamos das vendas de vinhos, ajudas à destilação, ações de compensação pelo de quilos de uva em excesso, etc. São situações complexas que encontram eco no panorama atual do mercado vitivinícola. Situações em que as estratégias das adegas são fundamentais para se destacarem no mercado e para reforçarem a imagem de marca.

Método Beauvillain

Este método francês promove a maceração pelicular em vinhos brancos e tintos, provenientes de mostos previamente clarificados.

az360

Começou agora a ler este post e estou certo de que que já está a pensar noutra coisa. Algo como: "Espero que não demore muito, pois tenho uma reunião dentro de cinco minutos".

As consequências das barricas usadas no vinho

As consequências das barricas usadas no vinho

Quando falamos em barricas usadas ou velhas, entendemos que servem apenas de armazenamento de vinho, como se fosse um material frio. De certa forma é verdade, porque se compararmos com uma barrica nova, o impacto do carvalho no vinho varia muito. Por um lado a adição de elagitaninos, aromas e polissacarídeos que o carvalho liberta e por outro lado, a micro-oxigenação lenta que realiza. Ou seja, comporta-se como um material quente.

Enomaq

Enomaq, a feira enológica que vai celebrar meio século de história, o mais importante evento enológico onde se reúne a comunidade de profissionais do vinho de toda a Península Ibérica. Um encontro que nenhum enólogo deveria perder.