CONVIVER COM A BRETT

CONVIVER COM A BRETT

De entre todas as alterações microbiológicas que pode sofrer um vinho, a produção de etil-fenóis pelas Brettanimyces bruxellensis, é sem dúvida, uma das maiores preocupações de todos os enólogos e uma das mais indesejadas pelos consumidores. Geralmente descreve-se em prova como aromas animais, couro, suor de cavalo, estábulo, palha molhada, feno… e em boca é caracterizada por ter uma sensação mais ou menos intensa de secura. Além disso, embora estes compostos estejam abaixo do limiar de perceção, a sua presença está envolvida na redução da intensidade dos aromas a fruta.

VINO… DE MASA MADRE

Toda a ciência tem os seus marcos, dogmas e revoluções que a faz avançar e, em muitas ocasiões, estes progressos influenciam as outras disciplinas, impulsionando-as a novos universos de conhecimento e desenvolvimento.

CLIMATIZAÇÃO

Todos temos algum livro ou estudo de enologia na nossa prateleira do nosso escritório. Praticamente, todos deles apresentam um capítulo específico que nos explica quais são as condições ambientais ótimas que devemos usufruir nas distintas secções da adega, para que o armazenamento ou o estágio dos nossos vinhos seja ideal.