Enomaq

Enomaq, a feira enológica que vai celebrar meio século de história, o mais importante evento enológico onde se reúne a comunidade de profissionais do vinho de toda a Península Ibérica. Um encontro que nenhum enólogo deveria perder.

Ainda nos recordamos daquelas feiras, quando ainda éramos estudantes de enologia, onde podíamos ver todo o tipo de maquinaria, onde se compravam os equipamentos durante o próprio evento, dos stands com a placa “vendido à adega TalyCual”. Feiras repletas de novidades enológicas, de novos processos e máquinas, de networking e contactos, de reuniões e apertos de mão para fechar negócios.

Os tempos mudaram muito e, atualmente, já não é necessário ir a uma feira para conhecer as novidades ou fazer investimentos. A digitalização permite apresentar qualquer produto, serviço ou máquina em todo o mundo sem sair do escritório. O enorme trabalho dos técnicos comerciais leva as novidades às vinícolas em pouco tempo.

Hoje não imaginamos uma feira em que se vendem máquinas ou produtos. Isso ficou para a história! Além disso, se nos perguntássemos quantos visitantes virão à Enomaq com a intenção de comprar equipamentos ou recolher informações para um possível investimento, a resposta seria que as feiras estão a perder interesse, que a adesão está a diminuir, que os enólogos estão muito ocupados e mesmo sem tempo.

Contudo, não é a falta de tempo, nem a falta de investimento que faz com que os enólogos percam o interesse pelas feiras. Conversando com colegas e clientes, o que comentam é que a falta de tempo não é o motivo pelo qual há uma menor participação nas feiras, mas sim o grau de exigência profissional que desejam. O enólogo cada vez mais exige que a feira o surpreenda, que seja bem organizada e profissional, que seja um ponto de encontro para partilha de conhecimentos e que lhe permita ver ou falar sobre coisas que não encontra na internet e que efetivamente o preocupam ou lhe despertam curiosidade.

A AZ3Oeno acompanha a Enomaq desde a sua criação, há quase um quarto de século. Desde a nossa primeira presença na Enomaq que participamos no evento com o maior entusiasmo e profissionalismo. Lembro-me dos primeiros eventos, em que íamos para Saragoça com 5 dias de antecedência para a montagem do stand. Conseguimos até o reconhecimento da feira pelo “melhor design de stand” em 2017.

Através desta publicação, gostaríamos de transmitir que a AZ3Oeno não vai poupar esforços na preparação da feira, tal como merece a família de enólogos e profissionais do sector. Iremos envidar todos os nossos esforços e interesse para apresentar as nossas novidades, vamos com os 5 sentidos prontos para lhe proporcionar uma participação dinâmica e exploratória. Queremos que encontre na feira uma experiência construtiva e enriquecedora, um local de aquisição e partilha de experiências e conhecimentos que contribuam para uma enologia mais racional e sustentável.

Juntos, vamos fazer da Enomaq um evento de que todo o enólogo toma nota na sua agenda para participar.

Esperamos por si na ENOMAQ!

QR PT

Notícias relacionadas

Sob o olhar do microscópio, revelamos o grande poder de algo tão pequeno

Para entender o vinho numa perspetiva abrangente, é importante ter em consideração e compreender a importância da microbiologia em todo o seu processo.

Rumo à adaptação

Estamos imersos num turbilhão de contínuas mudanças e adaptações. Notamos, cada vez mais, uma diversidade nos gostos e necessidades dos consumidores, diversidade essa que exige adaptabilidade, criatividade e inovação.

Alargar as possibilidades do carvalho

Nos últimos anos, a realidade das aparas e das aduelas sofreu uma transformação surpreendente, passando de alternativas a ferramentas enológicas de precisão. Esta mudança tem assistido a uma utilização crescente do carvalho, não só pela sua tradição, mas também por trazer novas dimensões à vinificação.