GRANDES ALIADOS

GRANDES ALIADOS

A madeira nunca foi uma má palavra no mundo do vinho. Há algo entre eles que é único. O segredo está em encontrar esse ponto de equilíbrio e que se prolongue no tempo.

A madeira nunca foi uma má palavra no mundo do vinho. Há algo entre eles que é único. O segredo está em encontrar esse ponto de equilíbrio e que se prolongue no tempo.

Esta aliança entre vinho e madeira, não é uma foto fixa ou uma receita. É sim uma questão de um ajuste constante, em união ao gosto variável dos nossos consumidores.

Ao longo dos anos, a importância da madeira no vinho passou por diferentes graus de destaque.

Historicamente, o envelhecimento era realizado em tonéis de grande volume, de forma a melhorar o equilíbrio das uvas, fornecendo um toque subtil de madeira nos vinhos.

No entanto, devido à implementação por parte de Bordeaux da barrica de 225 litros como um elemento de medição, acrescentou um novo valor ao processo de envelhecimento. Um novo estilo no qual o carvalho ganha muita força e se torna o ator principal no equilíbrio com o vinho.

Desde então, o percurso passou a ser em perfeita harmonia. No entanto, depois de várias décadas envelhecendo exclusivamente em barricas de Bordeaux, parece que o paladar do consumidor se alterou.Hoje procura menor intensidade de madeira, mais intensidade a fruta, frescura e a origem do vinho.

Adegas e tanoarias olham para trás, recordando-se de procedimentos antigos e recuperando os formatos antigos, com o propósito de mudar os papéis novamente.

Embora que os tonéis tradicionais pouco têm a ver com os imponentes balseiros e tonéis das práticas vinícolas do século XXI. Com uma beleza requintada e serena. O know-how dos nossos tempos permite-nos neles, fermentar, estagiar, respeitar, proteger e mimar com precisão o vinho que, um dia, tomou forma nos nossos pensamentos.

Barricas e tonéis de diferentes capacidades permite-nos trabalhar aspetos como a estrutura, o volume, a doçura ou fruta do vinho. Sob diversas perspetivas, complementares e, na maioria das vezes, sinérgicos, possibilitando planear diferentes encontros entre vinhos e a madeira, que refletirá a nossa paixão e cativará os gostos do nosso clientes.

Notícias relacionadas

Alargar as possibilidades do carvalho

Nos últimos anos, a realidade das aparas e das aduelas sofreu uma transformação surpreendente, passando de alternativas a ferramentas enológicas de precisão. Esta mudança tem assistido a uma utilização crescente do carvalho, não só pela sua tradição, mas também por trazer novas dimensões à vinificação.

Estratégia inteligente, resultado excelente

É inevitável que as incertezas nos persigam, quando falamos das vendas de vinhos, ajudas à destilação, ações de compensação pelo de quilos de uva em excesso, etc. São situações complexas que encontram eco no panorama atual do mercado vitivinícola.

Situações em que as estratégias das adegas são fundamentais para se destacarem no mercado e para reforçarem a imagem de marca.

Método Beauvillain

Este método francês promove a maceração pelicular em vinhos brancos e tintos, provenientes de mostos previamente clarificados.