Cultivando o nosso ADN

Cultivando o nosso ADN

A inovação tem sido sempre um dos nossos pilares fundamentais. Inovar para continuar a evoluir e continuar a produzir vinho com paixão e com paixão pelo vinho. Dar um impulso inovador à enologia, acompanhando os nossos clientes na conceção dos seus vinhos.

Estamos no centro de constantes mudanças e adaptações. A inovação é a procura de soluções que respondam a tais mudanças (consumidor, economia circular, alterações climáticas, sustentabilidade, digitalização, doenças, etc.) e a procura de novas oportunidades que acrescentem valor ao mundo da enologia.

A inovação começa a ser desenvolvida junto de fornecedores ansiosos, com vontade de inovar. Ao longo dos últimos anos temos vindo a trabalhar para difundir a cultura inovadora herdada dos sócios às restantes pessoas que integram a AZ3. John Cao, definiu inovação como “a capacidade de indivíduos, empresas e países, DE CONSTRUIR CONTINUAMENTE O FUTURO DESEJADO”. Neste trajeto de construção do nosso futuro, da nossa paixão, iniciámos há alguns anos o desafio de criar uma cultura inovadora na AZ3, “impregnando e encharcando” com inovação cada um dos nossos ativos mais importantes – as pessoas. Um projeto ambicioso que envolveu a formação da equipa através da metodologia learning-by-doing (aprender fazendo). Uma aprendizagem alinhada com a estratégia da empresa, no sentido de obter resultados reais, que gerem valor no setor e que implicou a integração e a participação de todos os colaboradores nos processos de inovação.

Desde o início que os nossos valores assentam na positividade e proatividade face ao conhecimento, às mudanças, ao inconformismo e aos novos desafios, bem como na procura da satisfação, fidelização e compromisso para com os nossos clientes.

Temos tudo para fazer da inovação VONTADE, PREOCUPAÇÃO, CONHECIMENTO, PAIXÃO, OPORTUNIDADES, INTUIÇÃO, etc. O mais importante, o contacto com os clientes, é o que nos leva às reais necessidades do setor. Queremos inovar para proporcionar um valor tangível e real, que se possa materializar num bom trabalho de produção do vinho. Sabemos que o processo de inovação é algo que devemos treinar no dia a dia e, por isso, desenvolvemos dinâmicas que nos permitam integrá-lo ao nosso ADN.

Trabalhamos no sentido de promover a inovação interna e externa, envolvendo todas as pessoas. Internamente, utilizamos ferramentas que permitem definir e sistematizar o nosso processo de inovação. Adaptamos este processo aos colaboradores da AZ3. Tudo isto contribui para a consolidação de uma cultura inovadora e para o fortalecimento do nosso ADN inovador.

Fruto deste processo de inovação, estamos atualmente envolvidos em vários projetos, um deles vocacionado para o utilizador final, os apreciadores de vinho. Estamos também envolvidos noutros projetos colaborativos, um de utilização da tecnologia como ferramenta para facilitar o trabalho do enólogo e a tomada de decisões, e outro centrado no trabalho desenvolvido na adega.

Ao longo deste ano iremos trabalhar em dinâmicas com clientes para definir novas “sementes” de inovação e explorar novos desafios de inovação. O nosso amor e a nossa paixão pelo vinho fazem-nos não parar… Juntos não temos limites, somos enologia viva.

Notícias relacionadas

Rumo à adaptação

Estamos imersos num turbilhão de contínuas mudanças e adaptações. Notamos, cada vez mais, uma diversidade nos gostos e necessidades dos consumidores, diversidade essa que exige adaptabilidade, criatividade e inovação.

Alargar as possibilidades do carvalho

Nos últimos anos, a realidade das aparas e das aduelas sofreu uma transformação surpreendente, passando de alternativas a ferramentas enológicas de precisão. Esta mudança tem assistido a uma utilização crescente do carvalho, não só pela sua tradição, mas também por trazer novas dimensões à vinificação.

Método Beauvillain

Este método francês promove a maceração pelicular em vinhos brancos e tintos, provenientes de mostos previamente clarificados.