Dia mundial da água

De 22 Março, 2016 Sem categoria Sin comentarios
AGUA  E VINHO

Através deste pequeno post devemos fazer-nos participantes na consciência do bom uso de um elemento tão essencial para a vida e para o vinho como é a água.

Foi em 1992 quando a Assembleia Geral das Nações Unidas tomou a decisão de estabelecer o 22 de março como o Dia Mundial da Água. Um passo vital e necessário que nos recorda anualmente a sua importância.

A água é um recurso escasso no Mundo, e é um elemento essencial para a vida, a nossa e a dos nossos vinhos. Porque a água acompanha o vinho desde a vinha até ao copo, como componente principal e como auxiliar da sua produção. Portanto, em uma situação de escassez com más perspetivas, é inteligente e responsável ser eficiente no uso da água.

Além da rega, os consumos de água na adega podem variar entre 3 e 20L por litro de vinho produzido.

Para melhora a eficiência no consumo de água é fundamental:

  • A cultura da empresa, a consciência das pessoas e a formação.
  • Racionalizar o projeto da Adega, os processos, os equipamentos e as ferramentas de trabalho.
  • Monitorizar o consumo: saber onde e quando se consome mais água, permitirá entender e portanto resolver melhor a gestão da água.

Também é importante monitorizar a qualidade, tanto das águas de saída como as de entrada.É necessário assegurar que a água que se devolve ao meio ambiente no final do processo seja de maior qualidade possível. Porém, também assegurar que agua não se converta em uma fonte de contaminações para os nossos vinhos, como falaremos noutro dia.

A gestão da rega, estabelecer procedimentos de limpeza para os destintos elementos da adega, realizar os controlos qualitativos e sanitários da água utilizada, bem justificam a dedicação dos recursos em pessoal e equipamentos por parte da adega.

Nós convidamos a conhecer um projeto que nos pode ajudar a ser mais eficientes no consumo da água.

http://www.ecowinery.eu/index.php?lang=sp

Leave a Reply