NOVO DESAFIO PARA A AZ3: Viragem para a vinha

NOVO DESAFIO PARA A AZ3: Viragem para a vinha

Ao ser o vinho um elemento vivo em constante evolução, o sector enológico é sujeito a necessidades contínuas de melhoria. Mudanças exigidas pelos agentes do setor tão diversos como são os mercados, consumidores, estruturas jurídicas, natureza ou as exigências dos produtores nos solicitam a atualização e melhoria contínua.

Ao ser o vinho um elemento vivo em constante evolução, o sector enológico é sujeito a necessidades contínuas de melhoria. Mudanças exigidas pelos agentes do setor tão diversos como são os mercados, consumidores, estruturas jurídicas, natureza ou as exigências dos produtores nos solicitam a atualização e melhoria contínua. 

A AZ3 sente-se orgulhosa por ter participado de forma ativa e eficaz nesta evolução. Durante as nossas quase duas décadas de vida demos ao setor numerosas ferramentas e soluções inovadoras, e sobretudo, uma visão transversal com o foco no perfil do vinho para acompanhar os produtores nas conquistas dos seus objetivos.

Estes 18 anos de experiência deram-nos clientes inovadores e exigentes que nos ensinaram a não sermos conformistas. É por isso que, agora que alcançamos a maioridade, é tempo de nos reinventarmos e dar mais um passo para alcançar a transversalidade da vitivinicultura viva. Com a mesma ilusão com que começamos no ano de 2000, integrando a experiencia dos fundadores e a preparação e energia das novas gerações, empreendemos uma nova etapa com um olhar para as vinhas. Uma decisão estratégica chave que nos permitirá abordar com muito mais precisão os objetivos e necessidades dos desenhadores do vinho.

Para isso, nos aliamos com dois atores de primeiro nível no âmbito da viticultura: FORCE A e FRAYSSINET.

FORCE AMedir para reagir.

Empresa especializada na agricultura inteligente, líder em instrumentação ótica aplicada a diversos tipos de cultivos, especialmente a videira, propõe ferramentas inteligentes para medir e assim poder decidir.

Por um lado, temos a Bacchimeter, ferramenta que mede a concentração de antocianas nas peliculas das uvas.

Bacchimeter

Para medir o conteúdo em Azoto e Clorofila nas videiras temos a ferramenta Dualex Scientific.

Dualex Scientific

 

O que não se mede, não se melhora. As práticas vitícolas só têm sentido e rentabilidade se forem baseadas nos objetivos definidos e no conhecimento preciso do estado e funcionamento da planta. Para isso, a Força A desenvolveu uma série de sensores de precisão para auxiliar o enólogo a tomar decisões que os ajudem a praticar uma viticultura inteligente.

FRAYSSINET: Smartfood para a vinha.

Um perfil de vinho definido só pode ser alcançado com um estado da uva concreto. Para isso, a nutrição da vinha deve alinhar-se com o vinho objetivo. O Grupo Frayssinet, líder na nutrição orgânica dos solos e na estimulação natural das plantas, dá-nos as respostas e soluções naturais para uma gestão precisa e sustentável da vinha. A trajetória de século e meio deste negócio familiar nos diz que a confiança não é uma casualidade.

Esta nova colaboração juntamente com o nosso conhecimento e experiência nos situará em uma posição privilegiada na vitivinicultura do século XXI, com uma visão transversal, avançada e sustentável da relação entre o clima, a terra, a videira e o vinho. Podemos considerar os seguintes objetivos realistas:

  • Determinar o potencial enológico de cada parcela e conhecer os diferentes estilos de vinho que pode dar.
  • Maximizar o potencial de cada solo.
  • Aumentar os níveis de azoto e precursores aromáticos.
  • Evitar os bloqueios de maturação.
  • Aumentar as intensidades de cor.
  • Consumo racional de água.
  • Garantia e a durabilidade da plantação.

Tudo isso, baseando as decisões em dados confiáveis obtidos com as ferramentas adequadas: Dualex, Bacchimeter, Dyostem, Xylem.

O nosso objetivo estratégico é integrar de maneira inteligente e sustentável a viticultura e a enologia para dar o salto a uma “Vitienologia Viva”, para assim, acompanhar os nossos clientes no desafio de obter rentabilidade económica e organolética a partir das suas vinhas e dos vinhos que eles projetam. Uma vitienologia viva, onde o viticultor e o enólogo se complementam para processar uvas e vinhos que enamoram.

FRAYSSINET

Notícias relacionadas

Alargar as possibilidades do carvalho

Nos últimos anos, a realidade das aparas e das aduelas sofreu uma transformação surpreendente, passando de alternativas a ferramentas enológicas de precisão. Esta mudança tem assistido a uma utilização crescente do carvalho, não só pela sua tradição, mas também por trazer novas dimensões à vinificação.

Estratégia inteligente, resultado excelente

É inevitável que as incertezas nos persigam, quando falamos das vendas de vinhos, ajudas à destilação, ações de compensação pelo de quilos de uva em excesso, etc. São situações complexas que encontram eco no panorama atual do mercado vitivinícola.

Situações em que as estratégias das adegas são fundamentais para se destacarem no mercado e para reforçarem a imagem de marca.

Método Beauvillain

Este método francês promove a maceração pelicular em vinhos brancos e tintos, provenientes de mostos previamente clarificados.