OENOLOGICAL THINKING. O VINHO NASCE DE UMA IDEIA.

OENOLOGICAL THINKING. O VINHO NASCE DE UMA IDEIA.

Ainda com a Enomaq bastante presente na memoria, carregada de emoções e aprendizagens, voltamos à rotina, agradecendo a todos os que vieram ao nosso stand.

Tinhamos como objetivo nesta Enomaq expor a nossa filosofia de uma enologia viva e lógica, que sempre defendemos e apoiamos. Uma enología enológica, que foi levado a cabo em associação com um “ oenological thinking “. Porque o vinho é feito na vinha, mas nasce de uma ideia.

Ainda com a Enomaq bastante presente na memoria, carregada de emoções e aprendizagens, voltamos à rotina, agradecendo a todos os que vieram ao nosso stand.

Tinhamos como objetivo nesta Enomaq expor a nossa filosofia de uma enologia viva e lógica, que sempre defendemos e apoiamos. Uma enología enológica, que foi levado a cabo em associação com um “ oenological thinking “. Porque o vinho é feito na vinha, mas nasce de uma ideia.

Nós sempre dissemos que queremos acompanhá-lo no design dos seus vinhos, oferecendo serviços, produtos e ferramentas mais adequados às suas necesidades e gostos. Com meios e métodos inovadores, procurando sempre aumentar a qualidade a curto e longo prazo. Porque somos uma organização viva, onde promovemos a produção de vinho vivo.

Seguindo esta sequência de ideias, através do “oenological thinking ” visamos praticar uma enologia lógica; uma enologia viva, simples, eficaz e sustentável. Uma vez que os vinhos nascem das suas ideias e é aí que queremos estar, ao seu lado, para inspirar estas mesmas ideias e acompanhá-lo no design do seu vinho ideal, partilhando as experiências e fornecendo-lhe as ferramentas mais adequadas para atingir o seu objetivo.

“O vinho nasce da tua ideia e, a partir dessa mesma ideia, começamos a procurar no campo as parcelas, uvas e os processos mais adequados e adaptados ao perfil de vinho que idealizado.”

Além desta filosofia, anunciamos a nossa área de Consultoria Enológica. Visto que cultivamos idéias, tecnologias e conhecimentos para transformá-los em processos inovadores, sempre junto a si.

Nesta área, em primeiro lugar, centralizamo-nos no design do vinho final.

“Quando o digital captura os seus sentidos”

Acreditamos que a definição de produto, ou seja, do vinho, é o primeiro elo em que devemos começar a trabalhar. Ter um objetivo claro do perfil do vinho que deseja criar é essencial. Definir o objetivo a ser alcançado e, em seguida, as ferramentas e os meios necessários para atingir o objetivo definido, a ideia idealizada, o vinho pretendido.

Respondendo a esta necessidade, apresentamos a ferramenta Sensiel. A solução para definir de forma racional e parametrizada o perfil de um vinho ou de um grupo de vinhos.

Apresentamos também o que apontamos em um dos nossos post’s anteriores, uma viragem para a vinha, através de uma nutrição personalizada do solo e da videira tendo sempre presente o perfil do vinho, com o conhecimento e fertilizantes orgânicos do nosso parceiro Frayssinet.

Muro

Cuidar bem do solo, cuidar da videira, medir e interpretar para conseguir nutrir de uma forma lógica e racional, em função do perfil do vinho desejado. É o primeiro ato enológico que o levará ao sucesso no desenvolvimento da sua ideia.

O conhecimento da vinha é a base para entender com precisão a rentável produção de vinho, respeitando a tipicidade e identidade do vinho, da terra, da família ou da adega.

Durantes todos estes anos aprendemos que muitos dos problemas que encontramos na adega podem ser resolvidos na vinha: pH elevado, baixos níveis de NFA, perfis herbáceos ou vegetais, falta de fruta, maturação prematura, falta de cor … são alguns dos os contratempos que custam muito esforço, tempo e dinheiro para corrigir na adega, e que podemos evitar com uma nutrição adequada quer do solo quer da planta.

Outras ferramentas que apresentamos para a vinha são os captores Dualex e Bacchimeter do nosso parceiro Force-A.

Somente o que é medido é melhorado e as atividades de viticultura só adquirem significado e lucratividade se forem baseadas em objetivos definidos e num conhecimento preciso do estado e funcionamento da planta. A medição do equilíbrio nutricional da planta e a sua evolução da síntese de antocianinas ajudam-nos a atingir o objetivo.

Relativamente a soluções de processos, uma das nossas novidades foi o CO2 Membran System da K+H Tech, a solução para ajustar o conteúdo de CO2, N2 e O2 no seu vinho de uma forma precisa.

O conceito de Phyliantropía também esteve presente, dando a conhecer uma clarificação adequada para vegans ; Phylia EPL. A afinação dos vinhos na sua forma mais original e natural.

Como sempre, graças a todos, foi uma experiencia bastante proveitosa e construtiva, onde foi possivel desfrutar da vossa companhia, compartilhando e aprendendo, porque “Juntos nós sabemos mais”

Por último, deixamos um vídeo da parede interativa que nos acompanhou durante a feira no nosso Stand. Jogamos enologia reversa?

Muito obrigado a todos pela sua visita!

El equipo AZ3 OENO.

Notícias relacionadas

Alargar as possibilidades do carvalho

Nos últimos anos, a realidade das aparas e das aduelas sofreu uma transformação surpreendente, passando de alternativas a ferramentas enológicas de precisão. Esta mudança tem assistido a uma utilização crescente do carvalho, não só pela sua tradição, mas também por trazer novas dimensões à vinificação.

Estratégia inteligente, resultado excelente

É inevitável que as incertezas nos persigam, quando falamos das vendas de vinhos, ajudas à destilação, ações de compensação pelo de quilos de uva em excesso, etc. São situações complexas que encontram eco no panorama atual do mercado vitivinícola.

Situações em que as estratégias das adegas são fundamentais para se destacarem no mercado e para reforçarem a imagem de marca.

Método Beauvillain

Este método francês promove a maceração pelicular em vinhos brancos e tintos, provenientes de mostos previamente clarificados.