Da tendência à aprendizagem: produção de vinhos sem álcool únicos

vinhos sem álcool

A influência da emergência climática nas nossas vinhas e, consequentemente, no vinho, é algo a que temos assistido nestas últimas vindimas. Embora seja verdade que esta situação está a gerar alguns desafios na maturação das uvas, processo que muitas vezes é bloqueado e outras vezes é acelerado, aumentando a concentração de açúcar, mas deixando os polifenóis verdes, se agirmos com inteligência e visão, também teremos oportunidades para explorar novos horizontes.

E embora seja verdade que o mercado do vinho tem vivido alguns altos e baixos, não podemos negar que a paixão por esta bebida nunca irá desaparecer! Temos de traçar uma estratégia de acordo com cada golo de vinho, para que seja uma experiência única que nos ligue à terra.

Então, o que podemos fazer perante estes desafios? Adaptarmo-nos e aprender! Este é um setor apaixonado que está constantemente à procura de soluções criativas, para manter a qualidade e a diversidade exigidas pelos consumidores.

Para além da procura de técnicas e processos enológicos que se adaptem às novas necessidades do nosso tempo, assistimos ao aparecimento de novos horizontes no mundo do vinho, como os vinhos total ou parcialmente sem álcool. Uma tendência, entre outras, que vem ganhando terreno, com um alto crescimento. Como enólogos, temos de nos adaptar e continuar a proporcionar experiências únicas com os nossos vinhos.

Existem técnicas para “desalcoolizar” um vinho, as quais iremos explorar pormenorizadamente num post futuro. No entanto, é fundamental compreender que estas técnicas não são neutras e que têm um impacto significativo nas características organoléticas dos vinhos.

É comum verificar que os vinhos “desalcoolizados” recentemente apresentam determinadas características débeis. Muitas vezes são percecionados como tendo um sabor suave, com equilíbrio ácido, menor intensidade aromática e pouco volume na boca. Isto significa que precisam de ser cuidadosamente redesenhados, antes de serem lançados no mercado como uma opção atrativa, com potencial de retorno positivo para os consumidores.

vinhos sem álcool Vivelys-Boisé

Estas sensações do vinho recentemente

 “desalcoolizado” devem ser tidas em conta, pois o vinho “base” a “desalcoolizar” tem uma influência significativa no resultado final. Por exemplo, se o vinho “base” tiver uma acidez elevada, esse equilíbrio irá ser potenciado no vinho “desalcoolizado”. No caso dos vinhos tintos, além de aumentar a acidez, ao “desalcoolizar”, a sua estrutura e sensação tânica serão igualmente potenciadas. Ou seja, o vinho “base” é um fator determinante no processo de “desalcoolização” e na qualidade do produto final.

Aqui deparamo-nos com a grande questão: Como podemos devolver ao vinho a suavidade e a plenitude que o álcool traz?

Existem soluções rápidas, como o açúcar ou os extratos aromáticos. Porém, ao escolher esta opção, é fundamental lembrar que devemos ter em consideração a informação nutricional para o consumidor e o seu ponto de vista em termos do que é saudável. Embora a procura por este tipo de bebida seja elevada, é importante continuar a estudar o produto final, para evitar correções excessivas.

Imagine um extrato natural de carvalho de qualidade excecional, caracterizado por uma boa concentração e por uma elevada intensidade aromática. É exatamente isso que o Boisé Absolu pode oferecer. Introduzimos uma técnica instantânea de perfil de aroma e de sabor que define as novas bebidas, permitindo uma experiência sensorial única e distinta.

Saber mais sobre Extrato tânico | AZ3 Oeno

Isto leva-nos a adotar uma perspetiva abrangente, uma visão geral e a repensar o processo de produção desde o início. Os vinhos alcoólicos vieram para ficar, pelo que teremos de aprender e perguntar-nos: como poderemos produzir um vinho sem álcool a partir da seleção de uma vinha específica? Que tipo de vinho se pretende “desalcoolizar”? Estas questões levam-nos à definição de técnicas e processos, como por exemplo, a extração das partes sólidas, e também à limitação da quantidade total de açúcar na uva.

Notícias relacionadas

Alargar as possibilidades do carvalho

Nos últimos anos, a realidade das aparas e das aduelas sofreu uma transformação surpreendente, passando de alternativas a ferramentas enológicas de precisão. Esta mudança tem assistido a uma utilização crescente do carvalho, não só pela sua tradição, mas também por trazer novas dimensões à vinificação.

Estratégia inteligente, resultado excelente

É inevitável que as incertezas nos persigam, quando falamos das vendas de vinhos, ajudas à destilação, ações de compensação pelo de quilos de uva em excesso, etc. São situações complexas que encontram eco no panorama atual do mercado vitivinícola.

Situações em que as estratégias das adegas são fundamentais para se destacarem no mercado e para reforçarem a imagem de marca.

Método Beauvillain

Este método francês promove a maceração pelicular em vinhos brancos e tintos, provenientes de mostos previamente clarificados.