As consequências das barricas usadas no vinho

As consequências das barricas usadas no vinho

Quando falamos em barricas usadas ou velhas, entendemos que servem apenas de armazenamento de vinho, como se fosse um material frio.

De certa forma é verdade, porque se compararmos com uma barrica nova, o impacto do carvalho no vinho varia muito. Por um lado a adição de elagitaninos, aromas e polissacarídeos que o carvalho liberta e por outro lado, a micro-oxigenação lenta que realiza. Ou seja, comporta-se como um material quente.

No entanto, para fazer o lote final e lançar um vinho expressivo para o mercado, a situação atual faz com que os vinhos venham tanto de barricas novas como de usadas.

Nos últimos estudos realizados pela Oenofrance, foram descobertas 2 moléculas presentes em quase todos os vinhos criados em barricas usadas: scapoletina y lyonirésinol.

Com o tempo as barricas usadas também vão cedendo compostos que podem influenciar no equilíbrio dos futuros vinhos.

 

Gráficos dos estudos das moléculas presentes em barricas usadas Gráficos dos estudos das moléculas presentes em barricas usadas

A sua quantidade depende de vários fatores, a idade da barrica e a tosta. Mas na hora de provar estes vinhos, muitos dos descritores e sobre tudo, as sensações que os provadores notam no nariz, podem estar a manter a fruta varietal mas também a pode amadurecer. Pelo contrário na boca, a maioria dos vinhos têm o excesso de estrutura, secura ou amargor.

Uma maior superfície de madeira exposta significa um maior fenómenos de degradação dos compostos e por conseguinte, mais impacto e maior amargor. 

Nos vinhos atuais, a gordura e a doçura são parâmetros sempre positivos. É por isso que apresentamos uma nova solução para compensar estes dois parâmetros nos vinhos que o necessitam..

OENOVEGAN SBS: uma sinergia entre polissacáridos de levedura e polissacáridos de origem vegetal para uma proteção oxidativa e para diminuir a secura das barricas usadas.

Devemos entender o estágio nas barricas como uma gestão inteligente e bem definida para que o vinho seja apelativo.

Notícias relacionadas

Sob o olhar do microscópio, revelamos o grande poder de algo tão pequeno

Para entender o vinho numa perspetiva abrangente, é importante ter em consideração e compreender a importância da microbiologia em todo o seu processo.

Rumo à adaptação

Estamos imersos num turbilhão de contínuas mudanças e adaptações. Notamos, cada vez mais, uma diversidade nos gostos e necessidades dos consumidores, diversidade essa que exige adaptabilidade, criatividade e inovação.

Alargar as possibilidades do carvalho

Nos últimos anos, a realidade das aparas e das aduelas sofreu uma transformação surpreendente, passando de alternativas a ferramentas enológicas de precisão. Esta mudança tem assistido a uma utilização crescente do carvalho, não só pela sua tradição, mas também por trazer novas dimensões à vinificação.