Rumo à adaptação

Inovação

Estamos imersos num turbilhão de contínuas mudanças e adaptações. Notamos, cada vez mais, uma diversidade nos gostos e necessidades dos consumidores, diversidade essa que exige adaptabilidade, criatividade e inovação.

Esta diversidade apresenta-se como uma oportunidade para continuar a surpreender os apreciadores de vinho. A escassez de mão de obra qualificada para realizar tarefas específicas como a vindima, representa um desafio importante que, por sua vez, estimula a procura de soluções inovadoras, como o desenvolvimento de maquinaria especializada, robôs ou a implementação de técnicas de cultivo que reduzam a intervenção manual. As alterações de legislação e a emergência climática são alguns dos desafios que colocam o sector sob constante pressão, o que gera preocupação e incerteza ao implementar os nossos mecanismos de criatividade face à necessidade de procurar soluções e de criar oportunidades que fortaleçam e impulsionem o sector.

O apogeu das tecnologias está a ter repercussões profundas na forma como o vinho é produzido, comercializado e consumido. Desde a implementação de sistemas de rega inteligentes, a IA para monitorização da vinha e para a tomada de decisões na adega, à automatização dos processos de fermentação, à redução da pegada de carbono e hídrica na adega e ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, para melhorar a experiência do consumidor. A tecnologia permite que as adegas aumentem a sua eficiência, mas acima de tudo, que OPTIMIZEM O TEMPO (o nosso tempo).

Não nos devemos esquecer que a inovação está na forma como olhamos, exploramos e pesquisamos. As tecnologias são a forma de materializar a inovação, mas é nas pessoas, na sua inquietação, na sua curiosidade, que está a origem da CRIATIVIDADE. Ambos os conceitos, CRIATIVIDADE e INOVAÇÃO, se apresentam como pilares fundamentais. As adegas que, de uma forma eficaz, se conseguirem adaptar aos desafios e que souberem aproveitar as novas oportunidades que surgiram e antecipar as tendências emergentes. estarão mais bem posicionadas e adaptadas para continuar a evoluir no setor.

Na AZ3Oeno promovemos a inovação externa, aberta e colaborativa, procurando e identificando as preocupações, necessidades e sonhos do sector e encontrando soluções para esses desafios e oportunidades.

Atuamos em diferentes fóruns e promovemos o conhecimento do que se passa no setor, sem nos esquecermos de olhar para outros sectores onde talvez possamos encontrar soluções, ferramentas ou ideias para responder a estes desafios, ou que sejam a origem de novas formas de fazer.

Trabalhamos num modelo de gestão que nos permite integrar a inovação de forma transversal. Criatividade e proatividade são dois dos valores que nos guiam nesta procura inquieta e de constantes adaptações à mudança.

Nos últimos anos, aceitámos o desafio de fomentar a inovação interna, de impulsionar o nosso ADN inovador e de nos alinharmos em conformidade. Porém, neste momento estamos em processo de levar esta iniciativa mais além da equipa e fazemo-lo abertamente.

Vamos construir um futuro conjunto?

Notícias relacionadas

Cultivando o nosso ADN

A inovação tem sido sempre um dos nossos pilares fundamentais. Inovar para continuar a evoluir e continuar a produzir vinho com paixão e com paixão pelo vinho. Dar um impulso inovador à enologia, acompanhando os nossos clientes na conceção dos seus vinhos.