Preparando a nova vindima com cabeça

cabeça

O interesse das adegas inovadoras é serem diferentes, fugirem da normalização, adaptarem os processos de adega a cada perfil de uva para obter a máxima expressão de cada uma delas, bem como produzir o perfil de vinho definido.

Para tal, a engenharia de processos enológicos é responsável pela conceção, otimização e gestão dos processos de transformação de uvas em vinho de forma sustentável, segura, rápida, eficiente ao menor custo e com a melhor qualidade do vinho possível.

Na AZ3Oeno somos apaixonados pelo vinho, sentimo-lo e queremos participar na elaboração de vinhos singulares, diferentes, mas temos claro que para isso os processos também devem ser únicos e diferentes. Pensamos, analisamos, determinamos parâmetros de controlo que nos permitem tomar decisões seguras e assim alcançar os objetivos definidos.

O nosso trabalho baseia-se no desenvolvimento de processos de vinificação que lhe permitam alcançar os objetivos definidos com ferramentas inovadoras.

Ajudamo-lo a desenhar uma adega do presente com uma visão do futuro.

O objetivo não é dotar a adega das melhores máquinas, mas sim o mais adequado para acrescentar valor no processo que foi definido.

Ferramentas que nos ajudam na gestão da vinha:

Uma agroenologia precisa baseada na medição e interpretação ajudar-nos-á a tomar decisões fundamentais para melhorar a eficiência e rentabilidade da vinha de acordo com as suas necessidades: frescura, maturação, intensidade, concentração, produção...

Ferramenta Dyostem

Ferramentas que nos ajudam no transporte e receção das uvas:

A integridade física das uvas é fundamental na vinificação de qualidade. O transporte, a receção e especialmente a prensagem das uvas têm uma grande influência na oxidação e longevidade do futuro vinho.

Ferramenta Prensa Europress

Para a preservação do potencial aromático da uva, a extração do mosto tem um papel fundamental. Propomos otimizar esta fase. Uvas brancas de áreas quentes, onde um alto teor de polifenóis coincide com uma elevada extração dos mesmos, esta influência é particularmente importante.

A técnica de oxidação controlada dos compostos oxidantes dos mostos reduz drasticamente a carga fenólica dos vinhos brancos, evitando assim a oxidação durante a evolução subsequente do vinho.

Ferramenta Cylio

Gestão da fermentação alcoólica, nutrição, frio e oxigénio:

A fermentação alcoólica é o palco principal da vinificação, pelo que é essencial dominar a implementação, crescimento e sobrevivência destes microrganismos de forma a garantir uma fermentação regular e completa.

O controlo da temperatura é uma prática comum na adega, mas não são os restantes parâmetros dos processos que compõem a fermentação. Automatizar a formação de pés-de-cuba, a multiplicação de leveduras, nutrição de acordo com as necessidades de cada mosto. São instrumentos indispensáveis que permitem melhorar e garantir a qualidade dos vinhos e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência energética da adega.

Consultoria Millesime

Gestão da extração de cor e da fruta na fermentação:

Os frutos frescos, maduros, concentrados, estruturados ou diluídos requerem diferentes métodos de extração. A adaptação de cada método ao vinho-alvo de forma automatizada simplificará consideravelmente os processos que garantem o resultado.

Maceração em tintos

Ferramentas para a gestão do estágio:

Temperatura, humidade e ventilação são aspetos muito importantes que condicionam os processos do estágio. Atestos, trasfegas, turvação do vinho, volume das barricas são aspetos fundamentais a ter em conta porque, de uma forma ou de outra, afetarão o estilo do vinho, a microbiota e, acima de tudo, a evolução do vinho.

Sem mencionar também nas possíveis perdas ou perdas de vinho que podemos ter.

Ferramentas para o estágio

Fornecemos-lhe ferramentas e experiências para responder e oferecer conselhos abrangentes para o ajudar na gestão enológica do seu vinho de sonho.

As ferramentas são o braço da adega, não o cérebro.

Notícias relacionadas

Mais que máquinas enológicas

O enólogo é o artista que observa a vinha, a interpreta e imagina o vinho que dessa parcela pode obter.