Estamos a tempo de impulsionar a vinha rumo ao sucesso

vinha

A vinha é uma cultura sofrida e sofredora que, para além das intempéries, está frequentemente sujeita às adversidades relacionadas com a conjuntura económica; grandes excedentes de vinho, baixos preços das uvas ou más previsões de colheita implicam, muitas vezes, restrições no cuidado e na alimentação das cepas. Neste sentido, é importante lembrar que a videira tem memória e o que ela sofrer este ano, será lembrado nos próximos dois anos.

A vindima de 2023 será um desafio muito exigente para a maioria das vinhas. São já vários anos de seca e, apesar das chuvas das últimas semanas, ainda estamos com um défice significativo e as previsões não são muito animadoras.

As condições climatéricas no início da vindima tiveram um forte impacto no desenvolvimento das videiras. As temperaturas baixas e a falta de chuva em muitas regiões resultaram num crescimento vegetativo limitado, também porque as reservas acumuladas no ano passado apresentaram níveis limitados de N e K (memória), o que também contribuiu para uma falta de energia e para alguma desaceleração do crescimento, fatores que contribuem para o enfraquecimento da planta, dificultando a sua resposta aos diferentes stresses bióticos e abióticos que esta deverá suportar.

Centrando-nos na presumível falta de água, podemos minimizar os efeitos adversos da seca mantendo a cepa saudável, equilibrada, bem alimentada e estimulada, e com um sistema radicular ativo. Desta forma, melhorará a sua resposta ao stress hídrico e poderá manter e maturar uma produção de uvas aceitável.

Para tal, podemos trabalhar com Nutribio 5.4.2+Si, um bioestimulante eficaz, que atua em quatro frentes:

  1. O silício exerce uma função de sinalização sobre a cepa, preparando-a para antecipar a resposta ao stress hídrico.
  2. A sua composição em aminoácidos, especialmente rica em PROLINA, faz com que a resposta ao stress hídrico seja mais eficaz.
  3. A incorporação da molécula OSYR (protetor de auxina desenvolvido por Frayssinet) mantém o sistema radicular ativo e estimulado, para que funcione mesmo em condições de stress significativo. Osyr está igualmente incluída na restante gama Nutribio.
  4. A composição rica em NPK de origem orgânica, fornece energia suficiente para que a planta complete o processo de maturação.

3 aplicações de 4 litros/ha por via foliar, ou 10 litros/ha por irrigação nos estados fenológicos J, K e L (frutificação, bago de ervilha e fecho do cacho) são suficientes para ajudar a planta a suportar o stress hídrico a que está sujeita e garantir uma colheita aceitável em condições adversas.

Chegamos agora à floração com um bom desenvolvimento dos cachos, mas com uma biomassa vegetal pobre ou moderada e com uma coloração relativamente pálida, associada a deficiências ou dificuldades de absorção de Fe e/ou de Mg, resultando em limitações da atividade fotossintética e, por consequência, deficiências de desenvolvimento do fruto, na maturação e na acumulação de reservas para 2024.

Um desempenho fotossintético correto ocorre quando a folha apresenta uma cor verde intenso. Se agirmos quando a folha tiver uma cor pálida ainda poderemos recuperá-la, mas se esperarmos que a folha tenha uma cor amarelada, será tarde demais.

Ainda podemos melhorar o desempenho fotossintético com Nutribio Fe e/ou com Nutribio Mg, dependendo das necessidades. Para o ferro, a última oportunidade de agir é na frutificação (estado fenológico J), aplicado posteriormente, a sua eficácia já é muito limitada. O magnésio que, além de participar na fotossíntese, também tem participação ativa na síntese dos açúcares e na consistência da pele, permite fazer correções que a planta aproveita bem, também no estado de bago de ervilha e no fecho do cacho.

Um vigor excessivamente limitado pode comprometer a engorda do fruto e a maturação da colheita de 2023 e o arranque vegetativo de 2024 devido a uma baixa acumulação de reservas. Se a cepa necessitar de ajuda, ainda poderemos agir entre a frutificação e o fecho do cacho, com 2 ou 3 aplicações de Nutribio 5.4.2 + Si ou de Nutribio 4.3.6, por via foliar ou por irrigação, quem tiver água, dependendo da necessidade de aumentar apenas o vigor ou também a concentração do fruto.

No que se refere à maturação, há 3 frentes de atuação principais:

  1. Para melhorar o potencial aromático e o Nass do mosto, podemos fornecer azoto (N) orgânico sob a forma de aminoácidos (Nutribio N) com 2 ou 3 aplicações, desde a frutificação até meados de ‘envero’ (maturação).
  2. Para dinamizar e homogeneizar a maturação, além de aumentar a concentração, será interessante fazer 2 ou 3 aplicações de K com Nutribio K, entre a frutificação e o fecho do cacho.
  3. Para atingir um elevado grau de maturação com uvas sãs, a consistência da pele é importante e. neste sentido, o Ca é um elemento fundamental.  Se houver deficiência de Ca, a pele ficará frágil e mais suscetível a ataques fúngicos. Podemos aliviá-la destes ataques com aplicações de Nutribio Ca por via foliar, nos estados fenológicos J, K e L, numa fase posterior a eficácia será praticamente nula.

Não será uma vindima fácil, será importante antecipá-la para que seja um sucesso, com produções aceitáveis ​​e maturações ótimas.

Cuide e alimente a sua vinha hoje e ela agradecer-lhe-á amanhã e depois de amanhã.

 

Categoria: Vinha

Notícias relacionadas

Vinha, VALOR SEGURO

Uma das virtudes do sector vitivinícola é a sua capacidade de autorregeneração e adaptação para ultrapassar as sucessivas crises que a história nos trouxe. Onde cada uma é diferente da antecedente, e esta é sem dúvida a que suscita mais incertezas.

A FRESCURA DO VINHO, do cacho ao copo

A moda dos vinhos frescos deixou de ser moda para se tornar uma tendência, cada vez mais os consumidores procuram elegância, persistência e frescura acima de tudo.

O solo, um grande capital

Os ativos envolvidos em cada garrafa de vinho de chega ao consumidor são inúmeros: o solo, a estirpe, a maquinaria e as instalações, as pessoas, o conhecimento…

Todos eles são fundamentais e cada um mais importante que o outro. Porém, o único que é realmente insubstituível é o solo.