Deixe uma marca, mas com o seu vinho e não para o seu vinho

Huella PT

As alterações climáticas são o maior compromisso ambiental da atualidade e uma das preocupações mais importantes do setor enológico neste momento.

Os efeitos das alterações climáticas nas vinhas e nos vinhos são atualmente bem conhecidos por enólogos e agrónomos.

Por esse motivo, é necessário que o setor vitivinícola conte com estratégias de adaptação que tenham em conta as particularidades de cada adega, e que estas contem com a ajuda de programas de apoio das administrações públicas.

Para enfrentar este desafio, sugerimos que as adegas meçam a sua pegada de carbono, como um primeiro passo, a fim de identificar os processos que têm maior impacto no clima.

Como apoio ou ferramenta de trabalho existem também entidades como a International Wineries for Climate Action (Vinícolas Internacionais pela Ação Climática) - (IWCA), um grupo de trabalho colaborativo de vinícolas comprometidas com o meio ambiente, que adota uma abordagem baseado na ciência para reduzir as emissões de carbono de toda a indústria do vinho.

O objetivo consiste em partilhar as melhores práticas que mitigam o impacto das alterações climáticas nas operações das vinhas e das vinícolas, para que possamos agir coletivamente no sentido da descarbonização do setor vitivinícola a nível mundial, aplicando soluções diretas que evitem a compra de créditos de compensação de carbono.

International Wineries for Climate Action (IWCA) 

É certo que uma boa parte das emissões das vinícolas não depende delas mesmas, mas da cadeia de fornecedores.

Por esse motivo, na AZ3OENO também estamos comprometidos em minimizar a nossa pegada de carbono, tomando as medidas adequadas e oferecendo às adegas e aos viticultores serviços, processos e produtos que contribuam para a melhoria deste desafio, que é a descarbonização do planeta.

Gostaríamos de informar que na AZ3Oeno já quantificamos a nossa Pegada de Carbono (HC) decorrente dos nossos processos, conforme as normas ISO 14064:2019 e ISO 14067:2019.

TOTAL (t CO2 eq organização) -2021       99,2

Por sua vez, dispomos de ferramentas e soluções enológicas que ajudam as adegas a reduzir consideravelmente a Pegada de Carbono decorrente dos seus processos:

  • FERRAMENTAZ3 Cilyo: Oxigenação controlada de mostos (minimização da utilização de PVPP). Redução da oxidabilidade dos mostos e preservação do potencial aromático.

A oxidação controlada de mostos permite a eliminação controlada da fração fenólica facilmente oxidável dos mostos.

Trazemos ao alcance das adegas as técnicas de isolamento e seleção de leveduras, para que as fermentações naturais sejam seguras e não comprometam a viabilidade da adega.

Após a realização de um estudo de caso e a definição dos objetivos da missão (organoléticos, técnicos, de imagem...), selecionamos diretamente na sua vinha as estirpes ou conjunto de estirpes mais bem-adaptadas e preparadas para a fermentação.

(para minimizar trasfegas e o consumo de água).

A integração da micro-oxigenação na adega permite minimizar as trasfegas do vinho, reduzindo consequentemente o consumo de água.

Alternativa eficaz contra a oxidação de vinhos brancos e rosés, que substitui o uso de PVPP.

Escolhe a AZ3Oeno para que, juntos, possamos contribuir para a descarbonização do planeta.

Notícias relacionadas

A mudança climática volta a desafiar-nos

Neste mês de agosto de 2021 foi publicado o último relatório do Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática, onde se põe a manifesto que as emissões de gases com efeito de estufa, derivadas das atividades humanas, são responsáveis por um aquecimento do planeta em 1,1° C desde o período pré-industrial (1850-1900) até ao momento