az360

Começou agora a ler este post e estou certo de que que já está a pensar noutra coisa. Algo como: "Espero que não demore muito, pois tenho uma reunião dentro de cinco minutos".

E depois deste pensamento e enquanto continua a ler, lembra-se que tem de fazer uns relatórios de trabalho, levantar o carro na oficina ao meio-dia e "outra vez a central!”, preparar a auditoria com o seu colega "e ainda por cima discuti com ele esta manhã”, concluir a reserva das férias “já não vejo a hora!”, comprar o peixe para o jantar, ir à farmácia “ultimamente tem-me doído imenso a cabeça”, e assim por diante até o infinito.

Agora que a vindima se aproxima, este “bombardeio” de ideias multiplica-se, e abordar cada questão requer o seu tempo e reflexão. O tempo é o que é e, no fim do dia, acabamos sentad@s na cama a ligar o despertador do telemóvel, um pouco frustrad@s por não termos cumprido tudo o que nos havíamos proposto fazer de manhã, a caminho do trabalho.

Isto acontece porque, regra geral, pensamos de forma linear, ou seja, tratamos cada problema ou situação individualmente e procuramos uma solução específica para cada circunstância. Como quando resolvemos um problema de matemática.

A boa notícia é que pensar é um comportamento como falar ou jogar e podemos aprender a fazê-lo de uma forma diferente, de uma forma mais geral.

Quando falamos de uma visão geral da enologia, significa ter uma visão de 3600, aquele círculo completo que permite ter uma abordagem integral, desde a vinha até ao consumidor.

Começar pelo fim e visualizar o vinho que deseja presentemente, ajuda a posicioná-lo corretamente ou a diferenciá-lo de forma percetível, e até mesmo a produzi-lo ano após ano, garantindo o seu perfil.

Para tornar este vinho uma realidade, é necessário partir da origem e materializá-lo. É essencial conhecer o perfil de uva que necessita, para alcançar o perfil de vinho desejado.

E, por fim, usar as ferramentas certas permite que a realização das tarefas seja feita de forma mais eficiente, rápida e precisa, levando a resultados melhores e mais satisfatórios.

A vindima é um processo crucial na produção de vinho, porém não é a única paragem no seu trajeto. Uma visão panorâmica, totalmente imersiva, em todas as direções (que vinho, que uva, como fazer...) permitir-nos-á atingir o nosso objetivo sem ter que "fazer correções". Ao mesmo tempo, ajudar-nos-á a treinar a nossa mente para estabelecer pontes entre as diferentes fases de produção, a fim de identificar pontos-chave e atingir confortavelmente o nosso objetivo.

Com uma visão geral, é possível alcançar a integridade, o rigor e a imersão total, e assim garantir que a tomada de decisões seja a mais adequada, fortalecendo o envolvimento da equipa em torno do projeto.

Com uma visão geral, trazemos os nossos cinco sentidos para o presente, para criar vinhos 3600!

Criar com os 5 sentidos

BOA VINDIMAZ3!

Notícias relacionadas

METAMORFOSES E… ALGO MAIS

2020 Passará à história recente como o ano inimaginável.

E todavia não sabemos se ficará por aqui como um incómodo e triste parêntesis na nossa forma de viver e relacionarmo-nos, ou pelo contrário, marcará o principio da mudança.

Sem conexão não existe projeto

Pode dizer-se, com bastante precisão, que temos cerca de 100 mil milhões de neurónios que controlam absolutamente tudo o que fazemos, pensamos ou sentimos. Porém, não o fazem de livre-arbítrio, não funciona assim.